De forma sintetizada, Identidade visual é o conjunto sistematizado de elementos visuais: cores, formas, tipografia, entre outros elementos que compõem sua marca.

O logotipo é a síntese dela, mas sua identidade é expressa por diversos elementos, como supracitado. Ela trará real eficácia para a comunicação da sua marca. Para que ela funcione corretamente existe uma série de regras que são descritas no manual da marca (brandbook). Este manual visa instruir o uso de sua marca como um todo, isso porque, para ser funcional e estratégica, ela precisa ter a capacidade de se comunicar com o público desejado.

Você não entende de fato, como seus produtos ou serviços, que são ótimos e não conseguem atrair clientes? Muitas vezes o problema está na negligência da própria imagem. O consumidor de hoje é muito mais exigente e muito mais visual que o de uma década atrás, até pela gama de opções que tem.
A identidade visual é fundamental para o gerenciamento e desenvolvimento da sua marca, ela carrega toda a sua reputação e muitas vezes os investimentos de uma vida.

Imagine um consumidor potencial vendo sua marca no Instagram, decide ir no seu site, que tem um aspecto diferente do que ele viu no Instagram, em cada mídia que é vista sua marca se comporta de um modo diferente. Por desconfiança de sua imagem desleixada e pela ausência dessa padronização, ele possivelmente irá procurar outras opções que lhe pareçam mais confiáveis. Sabe o que é o pior? Enquanto você não investe no design da sua marca, sua concorrência investe na dela, e isso independe do tamanho da empresa. Entendeu como é crítica a situação?

O que podemos concluir é que: tão fundamental quanto ter bons produtos e serviços é passar a imagem adequada deles, do contrário, sua marca não funcionará.