Conceito e execução

O troféu Ibsen Pinheiro marca uma nova era para a identidade da Copa FGF que encontra a padronização de sua nova tipografia e um símbolo que tenha amplo significado para solidificar a marca.

O isotipo possui elementos de fácil entendimento: O mapa do Rio Grande do Sul, as listras verticais presentes no escudo da FGF e por fim a estrela, que representa a personalidade a ser homenageada.

A cada edição apenas o nome do troféu e o ano precisarão ser atualizados, já que o logo em sí possui sentido completo.

O amarelo-alaranjado foi utilizado afim de pontuar o minimalismo na marca. Levando em consideração que a FGF tem as cores amarelo e vermelho, através dela sintetizamos ambas em uma só. Além disso o verde representa o campo de futebol e equilibra bem com a densidade do laranja. O preto já mostra a seriedade do trabalhado e o branco a neutralidade e imparcialidade dos resultados.

A tipografia escolhida para compor a marca foi a Enertax. Ela possui excelente legibilidade, grande versatilidade e seu perfil semi-condensado permite um layout minimalista e integrado com símbolos que precisem de sensação de movimento. Ele entrega bem a simplicidade com seriedade, além da mistura de pontas e curvas que dão extrema dinâmica ao design. A tipografia de interação é a Bahnschrift, pois além de ser uma bela Sans Serif com ar minimalista e moderno, possui uma família extensa, permitindo variedades de pesos e headers.

O troféu

O ouro presente no troféu representa o campeão. E a linha dourada em profundidade retrata os altos e baixos que a equipe vencedora, muitas vezes, precisa superar. O intuito do design é representar que nenhuma dificuldade barra um campeão. A taça apresenta ainda o logo da competição, composto pelo mapa do Rio Grande do Sul, as listras verticais que estão presentes no escudo da Federação e a estrela, em alusão à personalidade homenageada, que também tem o seu nome da peça.

Para a produção final da peça, alguns detalhes foram alterados para uma melhor ergonomia, porém, mantendo toda a estrutura básica da peça.